FINALMENTE os eventos presenciais voltaram e para começar a nossa maratona de coberturas "in loco", tínhamos que iniciar tudo isso com a maior feira de games independentes da América Latina, né? O gigante, inigualável, imbatível e apaixonante BIG Festival 2022, que em sua edição 10° edição, chutou o balde e alocou toda a sua estrutura no São Paulo Expo, fazendo literalmente jus ao seu nome e com isso, conseguindo trazer muito mais novidades e público, ao mesmo tempo.
Novo tamanho, novas publishers e parcerias de respeito
Nesta nova edição, é inevitável não comentarmos sobre a ilustre presença das 3 gigantes do mercado gamer que são: Sony Playstation, Microsoft Xbox e Nintendo, que marcaram presença e tiveram um espaço gigantesco ali no evento, pra galera poder jogar a vontade vários títulos famosos e até mesmo, fazendo jus a proposta do evento, alguns games indies, expostos ali pra você poder conhecer e curtir.
Além disso, esse ano tivemos a presença de vários influenciadores do mundo dos games, o que deu com certeza uma oooooutra cara ao evento, deixando ele ainda mais voltado para o público final. Os fãs puderam abraçar, tirar foto e ficar de perto do seu ídolo por um momento através do "Meet & Greet" e isso foi super legal. Além de dar vida e trazer um público ainda mais "quente" ao evento, faz com que ele se renove, fique ainda melhor e maior, naturalmente.
Mas, o BIG não é um evento voltado ao empreendedorismo? Não existe mais espaço para rodadas de negócios? 🤔 Calma meu pequeno gafanhoto, vamos abordar isso no nosso próximo tópico, rs.
Rodada de negócios bombando como nunca e espaço Panorama Brasil
Uma coisa não precisa anular a outra. Definitivamente o evento está indo pra um caminho diferente, abraçando também outras coisas até para renovar seu público, trazer ainda mais holofotes e apaixonados pelo mundo dos games. Isso é um fato. Porém, a feira ainda tem sim como um dos seus principais pilares o empreendedorismo, o jeito sem igual de fazer essa "ponte" entre investidores/empresários do ramo com estudantes, pequenas, médias e grandes produtoras e isso nunca vai mudar (nem deve, rs).
Portanto, tivemos SIM várias empresas negociando, vendendo o seu peixe e uma outra coisa super bacana que em 2019 já tinha e em 2022 foi ampliado é o espaço para essas pessoas apresentarem os seus jogos ali, na hora, pra TODOS poderem jogar e já tudo ali, o famoso "Panorama Brasil".
Esse particularmente é um dos meus lugares favoritos da feira, pois ali a gente tem a oportunidade de conhecer cada ideia bacana e é exatamente ali, onde a gente acaba conhecendo o futuro do mercado de games no Brasil, as ideias mais legais, as produtoras que estão crescendo e certamente vão "estourar essa bolha" e logo logo, aparecer em todo o lugar, etc. Eu adoro testar todos os jogos que consigo e acompanhar cada projeto, pois certamente um ou outro que estava ali, vai ser muito falado no futuro. É tão incrível saber e perceber que foi ali no BIG, o comecinho de um ou outro game. Já era ali, a sementinha que estava sendo plantada e saber de tudo isso é muito legal.
Campeonato de E-Sports e "Big Awards" ainda maior
A cereja do bolo do BIG Festival sempre foi a sua premiação, né? Valorizando e enaltecendo os games independentes e premiando, dando destaque as melhores em cada categoria, deixando até mesmo o próprio público dar a sua opinião e testar todos os games.
Porém, é muito perceptível que tivemos a inscrição de muito mais games, muito mais categorias, numa nítida e clara demonstração de três coisas: o mercado nacional de games está SUPER AQUECIDO e cada vez maior, que os games indies de várias partes do mundo estão ganhando ainda mais destaque e claro, que o BIG também está se tornando cada vez mais importante pra todos eles. A premiação está ganhando ainda mais importância e prestígio.
Além disso, uma outra espécie de competição tomou conta do BIG que foram os campeonatos de E-Sports, que atraíram muuuuuito público pra ver os embates épicos, nos mais diversos games. Foi uma novidade incrível também que essa edição nos trouxe, pois, mais uma fez, mostra que o evento está super antenado e quer renovar, aumentar a galera que vem curtir a feira. ISSO É POSITIVO DEMAIS!
Por fim, como saldo geral e conclusão dessa edição foi que, especialmente nessa de 10 anos, o BIG Festival mostrou pra nós que está disposto a sempre crescer e evoluir cada vez mais. Está antenado e ligado em tudo que acontece no mundo dos games e toda a equipe está empenhada a fazer ainda mais coisas, tanto para nós, público final/apaixonados por games, quanto ao mercado digital/gamer nacional.
A gente sempre fala que o BIG é um evento NECESSÁRIO pra sempre alavancar e enaltecer todo o universo dos games aqui no Brasil, mostrando o quão gigante ele é... agora, com todo essa renovação, tamanho e ainda provando pra todos nós que tudo isso é só o começo? Cara, não tem como não elogiar e valorizar sempre esse grandioso evento! VIDA LONGA AO BIG, SEMPRE!! ❤️
Nenhum comentário: